domingo, 9 de agosto de 2009

APRESENTAÇÃO

A psicologia e psicoterapia fenomenológico existencial – no nosso caso, a Gestalt Terapia e a Abordagem Rogeriana – oferece ricas possibilidades em nosso meio, no nosso tempo. Em particular diante dos desafios da clínica no seio das intensas dinâmicas de formação e transformação de nossas culturas, e das suas repercussões ao nível existencial das pessoas, das famílias, dos grupos; na psicologia do desenvolvimento comunitário, para o qual a sociedade vigorosamente nos solicita enquanto psicólogos; assim como ao nível da psicologia da saúde, da prevenção e educação para a saúde. Dentre outras áreas.
Para cumprir este seu papel, a psicologia fenomenológico existencial carece de ser concebida como força na dinâmica das forças de nossa produção cultural.
Por outro lado, a necessidade de interpretar as inspirações de concepção e método dos pioneiros. O que significa usufruir de sua originalidade, recriar e criar concepções e métodos, em consonância com nossas demandas, desdobrá-los, a partir de carecimentos, responsabilidades e competências todos nossas.
Neste sentido é que se inserem os ensaios deste livro. Buscando contribuir com a interpretação em nosso meio da história das psicologias e psicoterapias fenomenológico existenciais.